
Pomar de Braços
Quem somos
Somos uma equipa de saúde mental comunitária constituída por psicólogas, psicoterapeutas, psiquiatra e técnica de serviço social.
A Pomar de Braços surge da necessidade da prestação de cuidados na comunidade ao nível do desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário mais adaptativo e integrado.
A sua acção envolve o diagnóstico, intervenção especializada e acompanhamento em rede em situações de dificuldade emocional, desenvolvendo para tal, um trabalho de permanente articulação com outras estruturas e Entidades da comunidade, significativas durante o processo de intervenção/transformação dos seus utentes.
Desenvolve assim um trabalho de integração da informação e dos contributos complementares para o processo de intervenção nas áreas da saúde, educação, justiça, empresas e instituições.
Os objectivos específicos da intervenção são:
-
Potenciar uma visão mais integrada com a perspectiva de que o desenvolvimento pessoal é um processo contínuo e dinâmico.
-
Permitir uma maior abertura à experiência com vista a um melhor conhecimento e mobilização dos recursos pessoais, familiares e comunitários.
-
Desenvolver a capacidade de escolha, informada e consciente como principal recurso de um desenvolvimento emocionalmente mais flexível, juntamente com a capacidade de tolerância à frustração e incerteza.
-
Proporcionar oportunidades de acesso a informação.
-
Facilitar o acesso a cuidados de saúde mental especializados.
-
Promover a integração da informação disponibilizada pelos parceiros e mobilização de recursos, assegurando a diferenciação e complementaridade das intervenções, por forma a que os processos possam ser, para os utentes, globalmente mais transformadores.